Olá, queridos leitores! Sou Matheus Costa, não sei se me conhecem, se não, muito prazer. Convidado pela Juh pra falar de moda aqui com vocês. Em seguida pensei no que falar, já que me interesso desde sempre pelo assunto. Fiz uma seleção e cheguei a conclusão de que meu primeiro post deveria ser designado ao masculino, já que quem vos fala ama, e a adquiri.

É muito comum ouvir por aí uma parte dos homens a dizer que veste a primeira roupa que vê pela frente, que não usa cremes, ou muito menos se maquia. Será que tolos seriam? Penso que sim. É ridículo ainda associar que um homem que queira estar bem vestido, com a pele impecável, tenha que, por vezes, ter sua sexualidade agredida. Bando de infantilóides.

A moda masculina vem crescendo astronomicamente. Era muito comum o destaque de grandes estilistas por suas criações femininas. Hoje, além de jovens profissionais se destacarem como criadores isolados ao masculino, percebe-se que os que sempre criaram apenas coleções femininas, passaram a fazer, também, coleções masculinas, visando a grande busca e o interesse do homem moderno por moda.
Sempre fiquei entre a cruz e caldeirinha, ou seja, entre moda e arquitetura na minha vida. Como as duas estão ligadas a criação, concluí de seja qual for a profissão que eu siga, ela estará sempre ligada a essa palavra: criação.  Pois então, eis que aparece Sotiris Georgiou, um estilista grego, que também começou com coleções femininas, porém indo para o masculino. Sua coleção outono/inverno 2012 foi concebida depois de uma observação urbana. Essa coleção muito me impressionou, a flexibilidade das peças, a simetria, o corte, ligado à tenências usuais nos looks masculinos, isso me arrepiou. Dando, assim, toda a originalidade com o conceito urbano e geométrico, que é totalmente perceptível aos olhos.

O homem moderno, falo isso por mim, que aos 20 anos de idade, que por sinal serão eternos, se preocupa very, very, very, com sua aparência, embora muitos ainda neguem. Eles, na verdade, não têm muito apoio, no sentindo de que alguém possa lhe ensinar, acabam que ficam envergonhados, e não sabem como proceder. Por isso acabam deixando pra lá. Nessas horas ganham pontos à frente quem tem amigos gays, que dão muitas dicas úteis aos heteros, que cada vez mais estão precisando de 'menos' auxilio, há que se destacar isso. Por isso eu vou ajudá-los falando de minhas experiências e indicando alguns blogs sobre os assuntos, assim vocês poderão se ajudar sozinhos.

Gosto de destacar a identidade das pessoas quando falo em moda. Numa época onde identidade anda cada vez mais desatualizada, sem contexto, totalmente deturpada. Quando todos sentem-se permissivos a fazerem, e a experimentarem o que têm vontade, e isso gera uma grande dúvida em relação aos vários itens de ideologia de cada um. Mas não vou divagar aqui, foco, Matheus! Portanto, a identidade entra em questão com a moda. No momento em que uns mostram-se mais discretos na maneira de se "vestir-agir", já que o figurino dita muito da personalidade de quem o veste. Embora a grande parte peque neste detalhe cartilhesco. O homem moderno busca essa liberdade nos looks, o que destoa do que sempre lhe foi imposto como o apelo à sobriedade e ao distinto. Com essa 'liberdade', onde tudo parece um mix, por isso falo de identidade, tá tudo muito misturado. E como não há uma unidade definida (no sentindo de vestir-se) nessa nossa geração, ditada como Y, a maioria dos homens que ainda se recusam a adaptar-se ao moderno, vê no outro o que ele não tem coragem de ser, porém vê o efeito de quem se cuida e o que causa diante das outras pessoas. Apesar que algumas mulheres tenham fetiche com o mulambento, ainda assim, saem à frente os que se cuidam. Por isso, cuidado aos heteros: cuidar-se, e ser vaidoso não afeta sexualidade de ninguém, mas vamos com calma. Deste modo aos desavisados: não abusem, porque isso não "significa", mas pode significar, já que o "mix" sempre nos surpreende... 

O homem neanderthal, que enjeita-se dos artifícios da beleza hoje em dia, merecia ser deportado para algum punhadinho de terra esquecido no meio de um oceano qualquer, e lá esquecidos por toda eternidade. Meus olhos estão cansados de serem agredidos diariamente com o mau gosto das pessoas. Sim, observo todo mundo que cruza meu caminho, sinto até os perfumes. Quando falo de "mau gosto", não falo de poder financeiro. Vestir-se bem não requer grifes, e sim, elegância em fazer uma triagem do que realmente é bom, por exemplo, é fácil detectar um "novo rico".  Falo de mau gosto mesmo, gente decadente, repugnância. Aqueles caras que se acham "o máximo" com aquelas correntes de prata que pesam 5 quilos em seus pescoços, com aquelas bermudas tactel, me dão nos nervos, minha pressão sobe e tenho princípio de taquicardia. Chega de vulgaridade. Isso pra mim é a vulgaridade masculina. Se você que está lendo é adepto há algumas dessas, sorry, esta é a minha opinião, mas convido você a salvar-se, lendo este post até o final.

Ser um homem (moderno) também não é fácil: tem barba pra fazer; cabelo e suas mil pomadas; depilação; sobrancelha; peeling; spinning; estar bem vesido; pele impecável; cheiroso; maquiado; e acima de tudo, continuar MÁSCULO, isso serve para os gays, também. Não pense que isso é exagero, isso é obrigação. Talvez eu esteja falando para uma minoria, mas para uma minoria sofisticada, porque um neanderthal nada irá tirar algo de vantajoso do que estou a destacar aqui. Estou alertando vocês do grande erro que comentem.





Lógico que nem todo homem gosta de se depilar, ou se maquiar, porém nada disso precisa ser descartado. Quando falo em depilação, isso é muito particular, embora eu ache que pêlos sejam insignificantes na vida de qualquer pessoa (homem, mulher e o que mais tiver), até a Gilette dá aulas para os homens que querem aprender a se depilar, já que as pesquisas apontam que as mulheres preferem os lisinhos... e os homens também, enfim. Já a maquiagem é "necessarííssimo" para TODOS. Homens que estão lendo-me neste instante: cuidem de seus rostos! Quando falo em maquiagem não tô dizendo para vocês andarem por aí como covers da Gaga, ou muito menos do Clovis Bornay. Homens também têm olheiras, também têm pele oleosa, também têm pele seca, também têm espinhas, blá, blá, blá... daqui a pouco chego na celulite, enfim... Tem que ver isso aí, rapazeada... Você não precisa, por exemplo, usar rímel, apesar que eu sou fã nº 1 do Volum Express daMaybelline, e que é à prova d'água, detalhe super importante, mas fiquem à vontade. Mas vocês podem usar no mínimo uma base, um pó compacto, corretivo, no tom de sua pele, faça o favor! Isso irá suavizar, e você não agredirá às pessoas com ar de zumbi. Tá bom, se acha exagerado o pó compacto, o elimine. Isto é o minimo que um homem mais rústico, e que não gosta de ajeitar sua "cara" deve fazer. E cuidar dos lábios também é sempre bom, por isso, um protetor labial sempre cai bem. Ou seja, você está cuidando da sua pele, e não se afeminando. Que mal há nisso? Aliás, há em várias lojas, de grande e pequenos nomes kits de maquiagem masculina, vale a pena. Como eu disse, você que tem medo de expor que se maquia use o mínimo que puder. Quando você entrar numa zona que você não domina, sempre MENOS, para não se arrepender depois. Lembrar que a pele tem que está sempre hidratada e limpa, antes e depois da maquiagem. Para os que gostam de se maquiar, acrescento ao básico, além da base, pó compacto, corretivo, também um blushizinho, porque ninguém é de ferro, e filtro solar, SEMPRE!!! Eu, por exemplo, não gostava de me maquiar, hoje é imprescindível. Porém, tive uma melhor amiga, Nani, que inseriu maquiagem na minha vida. Se vocês não tiveram ou não tem quem os ajude, continuem lendo...

Linha de maquiagem masculina Jean Paul Gaultier. Para quem não tem money pra isso, ou acha um absurdo gastar caro com maquiagem, pode recorrer à Avon, lá também tem produtos que valem a pena.)

Para os que, ainda, querem ser salvos, cito alguns blogs que acompanho, aliás, meus xodós. Lá vocês poderão sanar mais dúvidas referente a tudo, como: roupas, beleza, cremes, editoriais, publicidade, desfiles, vídeo, enfim... Tudo pra você, HOMEM, ficar mais seguro, ter onde se respaldar, e não precisar contar com ajuda de amigos gays, e nem das zamigas. Faça o teste, e veja se sua namorada (o), família, amigos, não irão sentir a diferença, pra melhor, claro. Salve-se, venha para o mundo dos homens modernos.

E para a mulherada que leu, não fiquem tristes, quereeedas, pois sei que vocês irão tirar deste post muita coisa legal, embora vocês saibam tudo sobre isso de salteado, aliás, nem todas, confesso! Mesmo tendo menos neurônios que os homens, tenham certeza de que eles não são necessários, porque no fundo eu acho que esse excesso de neurônios só serve pra atrapalhar a nossa vida.



Os blogs:
http://casadecriadores.uol.com.br/ (para jovens estilistas, fica a dica)

Vou ficando por aqui, espero que vocês tenham gostado, e aproveitem as dicas, são válidas. Se não gostaram só digo uma coisa: sorry periferia, reclamem no meu twitter. 
Beeeijos, a gente se vê na próxima, espero que com uma maioria de homens a salvo.



_________________________________________________________________
Convidado do Post de Hoje:
Matheus Costa
                                                                                Twitter