Existem diretores de todos os tipos: Altos, baixos, brancos, negros, introvertidos, extrovertidos, falantes, taciturnos, homens, mulheres, homossexuais, heterossexuais. Hoje, qualquer pessoa com algo a dizer e com acesso a equipamentos de produções modestos pode dirigir um filme; isso não é mais um obstáculoVejo que é preciso ter visão e um amor incondicional pelo processo de fazer filmes. Em um meio multidisciplinar que exige grandes habilidades sociais, além de inteligência e personalidade, é raro saber quem se mostrará realmente capaz. Os testes para entrar nas faculdades de cinema, não são definitivos, como varios diretores atuantes podem comprovar.

A melhor forma de provar sua capacidade é fazendo. Fazer filmes, assim como nadar e dançar, não é algo que se aprende com a teoria, mas algo que temos de praticar sem parar, até acertar. 
O progresso, no cinema como em qualquer outro lugar, costuma ser fruto de trabalho duro e dedicação, não talento e brilhantismo. De qualquer forma, a melhor educação será sempre aquela que você dá a si mesmo.
Manter um compromisso com o cinema pode ser impraticável se a sua lealdade for maior a família, a comunidade e ao bem-estar material, porque a indústria é estruturada informalmente, imprevisível e exige iniciativa e total dedicação do profissional.
Segundo o livro "Direção de cinema - técnica e estética" do diretor Michael Rabiger, existem algumas areas técnicas que levam a direção mais rapidamente. A montagem é um caminho comum, pois o montador orquestra a atuação, a direção, o trabalho de câmera, o som, a música e todo a resto. Diretores de fotografia e roteiristas também fazem a transição, assim como, eventualmente, atores-roteiristas, comediantes e até mesmo um coreógrafo ou pintor visionário.
Um bom diretor de cinema deve ter uma paixão incondicional pelas artes, coloco em destaque, fotografia, música, dramaturgia e literatura. Comparando sua profissão a um músico de orquestra, o que raramente acontece com pessoas jovens, pois sua bagagem de vida, experiências e estudo são indispensáveis para sua profissão.
Falar é bem mais fácil do que fazer, venho dedicando meu tempo ao estudo do cinema e como li em vários livros que é na prática que se resume o seu talento, eis o trailer do meu ultimo trabalho independente como roteirista e diretor, espero que gostem.


AMIZADES E UTOPIA trailer oficial  de Leonel Ramos Sant'Anna on Vimeo.


__________________________________________________________________________________

Convidado do Post de Hoje:



Leonel Ramos Sant`Anna


http://www.vimeo.com/leonelsantanna

http://www.youtube.com/user/leo353